O CPHB

“Vivemos em uma época na qual somos chamados para servir de formas que não prevemos. 

Nenhum de nós é perfeito. 

Mas fazemos o nosso melhor porque o nosso trabalho merece o nosso melhor.

Confiamos em nossa sabedoria em nossas lutas diárias.

Algumas nós venceremos. Outras não.

E algumas nós só saberemos com o tempo.

Mas terminamos cada noite com esperança de que os sacrifícios de hoje valeram, 

de que nossas intuições não falharam, e que o nosso melhor tenha sido bom o suficiente!”

                                                                                                                                                                                 (S.W.)

MISSÃO

Oferecer escuta terapêutica especializada visando diminuir o sofrimento psicológico, promovendo saúde e crescimento pessoal de indivíduos, em busca de uma vida mais plena, livre e feliz.

Proporcionar condições para o aperfeiçoamento e capacitação de profissionais na Abordagem Centrada na Pessoa.

VISÃO

Ser um centro de excelência na promoção de saúde integral e na formação de
profissionais de diversas áreas do conhecimento em
Abordagem Centrada na Pessoa.

VALORES

● Respeito incondicional pelo ser humano.

● Liberdade para pensar, sentir, ser e realizar no mundo.

● Excelência na prestação de serviços em psicologia humanista.

● Consistência técnica e teórica nos atendimentos e na formação de profissionais.

O CPHB agrega pessoas unidas por um Jeito de Ser que se traduz pela liberdade de pensar, de sentir, de Ser e de realizar no mundo.

Fundado em dezembro de 1998 por psicólogos e alunos de Psicologia interessados em difundir em Brasília a ACP – Abordagem Centrada na Pessoa, ou Psicologia Rogeriana, o CPHB – Centro de Psicologia Humanista de Brasília tem como objetivo propagar as ideias de Carl Rogers, bem como proporcionar um ambiente seguro, acolhedor, propício ao crescimento e desenvolvimento pessoal e grupal, através de relações verdadeiras e significativas entre terapeutas, clientes, professores, alunos, ex-alunos, amigos e colaboradores que fazem o CPHB.

Tendo participado da formação profissional de mais de 450 profissionais, o CPHB desenvolve atividades nas mais diversas áreas da psicologia e das relações humanas. Além disso, é o ponto de encontro dos Psicólogos com Formação e Atuação em Abordagem Centrada na Pessoa em Brasília, formados no CPHB e em outras instituições parceiras, no Brasil e no mundo.

Enfim, o CPHB é o que nós somos, vivemos e realizamos a cada dia.

A “vida plena” é um processo,

não um estado do ser.

É uma direção,

não um destino.

Carl Rogers

Carl Ranson Rogers, criador da Abordagem Centrada na Pessoa
Carl R. Rogers, criador da Abordagem Centrada na Pessoa

Carl Rogers

Um dos fundadores da Psicologia Humanista e Criador da Psicoterapia Centrada no Cliente, Carl Rogers (1902-1987) forneceu hipóteses que abriram  um novo campo de pesquisa, desenvolvendo uma abordagem para todas as relações interpessoais: a Abordagem Centrada na Pessoa.

Duas vezes eleito presidente da Associação Americana de Psicologia, recebeu desta os prêmios de melhor contribuição científica e o de melhor profissional.

Rogers morreu em 4 de fevereiro de 1987, mesmo ano em que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, aos 85 anos de idade.

Qual é o impacto de Carl Rogers ainda hoje? Neste momento de crise econômica, social e humana em que os valores individuais tendem a desaparecer e que a vida deixou de ter um valor único, a mensagem de Rogers mostra-se indispensável para a compreensão do homem como um ser que dá sentido ao social, num conceito global de organismo, em todos os níveis de organização, numa posição profundamente humanista.

“O ser humano, como todos os organismos, tende a crescer e a se atualizar. É claro que todos os fatores sociais, econômicos e familiares podem interromper esse crescimento, mas a tendência fundamental é em direção ao crescimento, ao seu próprio preenchimento ou satisfação. A pedra fundamental da psicologia humanista pelo menos como eu vejo, é, portanto, essa crença de que o ser humano tem um organismo positivo e construtivo”.

                                                                        Carl Rogers

ALGUNS FEEDBACKS DE NOSSOS ALUNOS E CLIENTES

“Fico  feliz  em  perceber  que  dá  certo  ser  eu…  obrigada  por  me  iniciarem nessa  linda e encantadora caminhada!” 

“Fazer o curso no CPHB, foi uma experiência marcante na minha trajetória de vida e profissional. Com o ensino Centrado na Pessoa, com total liberdade para aprender, tomei consciência do meu potencial de auto direcionamento no processo de aprendizagem. 

Considero que tive uma lição valiosa, tão importante quanto o estudo teórico (que aliás, é robusto): eu preciso me responsabilizar pelo meu desenvolvimento intelectual e formação clínica, ter autonomia, fazer escolhas, comunicar o que é importante para mim. 

Aprendi que minha opinião vale e eu posso ajudar a construir o caminho, optar pela direção, fazer escolhas em um grupo. Dá para ter noção do potencial de libertação desse aprendizado na vida? Estudar e vivenciar a Abordagem Centrada na Pessoa com a Ana e outros colegas acolhedores foi uma experiência incrível!”

“Depois de conhecer muitos terapeutas, finalmente encontrei a profissional ideal para mim. Recomendo demaaais a psicóloga e sua metodologia de trabalho!!!!”

“Foram momentos muito bons e plenos… momentos que me permitiram contatar  com o que está mais doído e ter a consciência de que posso mudar e trabalhar o querer e  a  vontade  de  mudar!  Ver  que  isso  é  possível,  talvez  um  pouco  lento  no  início,  mas  É  POSSÍVEL! Ver que posso  ser  feliz com o que gosto de  fazer e que POSSO  ser  feliz! Ver  que existem pessoas que acreditam em mim, o que me  faz querer começar a acreditar  em mim também!” 

 

“Depois  da  aula  linda  de  ontem  (e  de  todas  as  outras!)  ‘eu  apenas  queria  que  vocês soubessem’ que vocês têm me proporcionado momentos incríveis de reflexão, de  crescimento e de descobertas! ‘Eu apenas queria que vocês  soubessem’ que  sou muito  feliz por participar do Curso e por esse ‘estarjunto’ (que fiz questão de escrever juntinho  mesmo, rs…). Obrigada por tudo e por serem as PESSOAS especiais que vocês SÃO!!! “

Estive em tratamento com a Psicóloga do CPHB desde 2019. Foi um período maravilhoso, de profundo crescimento pessoal. Ela sempre esteve muito disponível para me atender e me ajudar no que fosse necessário.
O CPHB é um espaço acolhedor, onde me senti amparada durante esses 3 anosó

“Gostaria  de  compartilhar  com  vocês  o  que  o  Curso  de  Formação  e  o  convívio  com vocês tem representado na minha vida. Aprendi o que é ser pessoa e estar com as  pessoas. Aprendi que entender o outro é difícil, mas possível, aprendi que temos de olhar  para nós, e que compartilhar sentimentos é engrandecedor!! Cresci muito como pessoa e  tenho  me  sentido  mais  calma,  mais  segura  de  mim.  Enfim,  o  Curso  de  Formação  é  apenas o início de uma longa caminhada, a caminhada rumo a ser pessoa plena!!” 

“nunca me senti tão bem e a vontade em um grupo como com vocês e agradeço  a todos e todas do fundo do coração!! 

As fichas ainda estão caindo mas já sinto um crescimento em varias áreas… na área  pessoal sinto que cresci como pessoa, na área profissional também senti um upgrade e  estão me surgindo varias ideias legais e no campo social também me sinto mais  aberto e confiante para me relacionar com as pessoas de forma mais positiva… “ 

A experiência com o CPHB, tem me proporcionando grandes aprendizados significativos, para além das minhas expectativas. Sem deixar de comentar que o ambiente é muito acolhedor e intimista,. Um modelo de aprendizagem horizontal e sem hierarquia. Encantada com a dinâmica.

(…)  Basta  que  eu  esteja  inteira,  por  mim,  pelo  que  eu  desejo  ser,  oferecer,  aprender. Sinto que todos têm a mesma importância, cada um com sua particularidade!  PERFEITO! Hoje me sinto parte deste Jeito de Ser! Obrigada a todos por serem o que são  e que possamos florescer e fazer aparecer o que há de mais belo em nós.

Quero notificar que  foi  maravilhoso  conviver  com  pessoas  tão  especiais  e  acolhedoras.  Sei  que  o  caminho  em  busca  do  autoconhecimento  é  árduo,  mas  muito  gratificante.  Foi  uma  fase  especial  da  minha  vida.  Conheci  o  verdadeiro  sentido  do  incondicional acolhimento que o ser humano é capaz de proporcionar ao outro.

“A minha experiência foi muito positiva para melhorar tanto aspectos profissionais quanto pessoais e de relacionamento, com a minha esposa e a minha família.

A abordagem é muito tranquila, deixando a pessoa à vontade para expor as dificuldades ao seu tempo e ritmo. Recomendo muito!”

 

“… eu queria falar que eu adorei o encontro de hoje. Foi muito enriquecedor, e ao  mesmo tempo matei a saudade de ter um cantinho para SER!! Esse troço de ser a gente  mesmo vicia, né?”