CURSO DE FORMAÇÃO EM ACP

Aprenda a Abordagem Centrada na Pessoa através de uma metodologia exclusiva centrada em você.

Ana Lúcia Palma Facilitadora de Aprendizagem Centrada no aluno e criadora do método Ana Lúcia Palma - Veredas

O que significa ser um
“Psicólogo Centrado na Pessoa”

Descubra uma jornada emocionante na Formação em Abordagem Centrada na Pessoa, onde o aprendizado vai muito além dos conceitos teóricos de Carl Rogers e seus seguidores. Aqui, você não apenas absorve conhecimento, mas também desenvolve profundamente atitudes pessoais que se integram ao seu ser.

O curso de Formação de Psicólogos Centrados na Pessoa do CPHB é uma experiência enriquecedora baseada em relações de confiança genuína entre aprendizes, colegas e professores. Aqui, os conteúdos teóricos não são apenas estudados, mas vivenciados de forma intensa e compreendidos em sua essência.

 

Adotando a Aprendizagem Centrada no Aluno, criamos um ambiente propício para o florescimento das atitudes que facilitam o crescimento psicológico, essenciais para qualquer psicólogo centrado na pessoa. À medida que você avança nessa jornada de crescimento pessoal, essas atitudes se tornam parte fundamental do seu verdadeiro Jeito de Ser.

/////OBJETIVOS

O Curso de Formação de Psicoterapeutas Centrados na Pessoa proporciona embasamento teórico, prático e atitudinal sobre a Abordagem Centrada na Pessoa, capacitando profissionais de psicologia, medicina e áreas de ajuda.


Os encontros teórico-vivenciais, baseados na Aprendizagem Centrada no Aluno de Carl Rogers, visam consolidar conhecimentos teóricos e desenvolver características pessoais essenciais ao psicoterapeuta humanista.


A dimensão vivencial-terapêutica oferece um ambiente de aceitação e empatia, facilitando o crescimento pessoal e as relações interpessoais.

Metodologia

Comunidade Construída

A metodologia da Aprendizagem Centrada no Aluno promove uma comunidade aberta e autêntica, sem hierarquias.

Liderança Compartilhada

Todos os membros compartilham responsabilidades, incentivando uma vivência centrada nas pessoas e nas relações.

Formato dos Encontros

O curso se desdobra em encontros semanais que abrangem a supervisão dos atendimentos clínicos, a exploração dos conteúdos teóricos estudados individualmente e a integração da prática e teoria.

Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes

Espera-se que, com o tempo, os participantes desenvolvam habilidades e atitudes essenciais para a prática da psicoterapia centrada na pessoa e na relação, além do crescimento pessoal.

Incentivo à Autenticidade

Cada participante é encorajado a ser autêntico e aprimorar sua capacidade de acolher os outros, identificando possíveis dificuldades nesse processo.

Acompanhamento e 

Troca de Experiências

Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros.

No Curso de Formação em Abordagem Centrada na Pessoa do CPHB, cada aprendiz escolhe a sua leitura e segue um fluxo orgânico no seu próprio ritmo de aprendizagem, conforme lhe faça sentido.

Turma
01/24
aberta

Modalidade

  • Online

Carga Horária

  • Introdução à Teoria da Abordagem Centrada na Pessoa e às atitudes facilitadoras da Relação terapêutica (40 horas);
  • Aprofundamento, Supervisão/intervisão de atendimentos em Psicoterapia Centrada na Pessoa (120 horas);

Total ao vivo (síncronas): 160h

  • Estudos e produção individual (360 horas).

Informações Gerais

  • Público: Profissionais e estudantes de Psicologia, Medicina e áreas de ajuda humana
  • Duração: 22 meses
  • Início das aulas: 16/03/2024
  • Coordenação Geral: Ana Lúcia S. C. Palma – CRP 01/62878 

Investimento

20x de R$540,00

 

O pagamento pode ser feito por transferência bancária ou pix.

UM JEITO DE SER CENTRADO NA PESSOA

Ao longo dos últimos 25 anos, tenho me envolvido apaixonadamente na formação de psicoterapeutas centrados na pessoa. Esta missão tem sido uma fonte de encantamento, angústia e enriquecimento pessoal para mim, pois estou imersa em processos de crescimento tão singulares quanto as terapias individuais.

Participar ativamente da formação da principal ferramenta terapêutica que os alunos terão em suas profissões é uma fonte de orgulho, alegria e realização para mim.

Trabalhar na formação de psicoterapeutas centrados na pessoa não se trata apenas de transmitir conhecimentos teóricos ou técnicas prontas. Envolve, principalmente, mergulhar na vida dessas pessoas, acompanhando seus processos de crescimento pessoal, seus desafios sociais, e suas jornadas de autoconhecimento diárias.

Significa testemunhar suas surpresas diante das descobertas sobre si mesmos, seus medos, dores, prazeres e alegrias enquanto se tornam seres humanos mais autênticos, leves e conscientes de suas responsabilidades consigo e com os outros.

Na formação de psicoterapeutas centrados na pessoa, meu papel é estar presente, oferecendo um ambiente propício para que os alunos sejam verdadeiramente quem são, desenvolvam atitudes terapêuticas e se tornem agentes de mudança genuínos para seus futuros clientes, incorporando essas atitudes em seu verdadeiro Jeito de Ser.
-Ana Lúcia Palma

Aprendizagem Significativa

No Curso de Formação em Abordagem Centrada na Pessoa adotamos os princípios da Aprendizagem Centrada no Aluno, descrita por Carl Rogers no seu livro Liberdade para Aprender.

Princípios da Aprendizagem

1 – O ser humano possui um potencial natural para a aprendizagem;

2 – Na aprendizagem significativa o estudante percebe a relação entre o conteúdo aprendido e seus interesses;

3 – A aprendizagem que envolve mudança na organização de cada um é uma ameaça e tende a suscitar reações;

4 – Tais aprendizagens são mais facilmente percebidas e assimiladas quanto mais reduzidas as ameaças externas;

5 – Quando é fraca a ameaça ao “eu” pode-se perceber a experiência sob formas diversas, e a aprendizagem acontece;

6 – É por meio da experiência que se adquire aprendizagens mais significativas;

7 – A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do seu processo;

8 – A aprendizagem auto-iniciada que envolve toda a pessoa do aluno é a mais durável e impregnante;

9 – Independência, criatividade e autoconfiança são facilitados, quando a autocrítica e a auto-apreciação são básicas e a avaliação feita por outros tem importância secundária;

10 – A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno é a do próprio processo de aprendizagem, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.

Considerações sobre Facilitações

1 – O facilitador tem muito a ver com o estabelecimento da disposição inicial ou o clima do grupo ou da experiência em aula;

2 – O facilitador ajuda a trazer à tona e a elucidar tanto os propósitos  individuais quanto os grupais;

3 – Leva em conta  o desejo do aluno de realizar os propósitos que lhe são significativos como força de motivação;

4 – Empenha-se em facilitar e disponibilizar recursos de diversas ordens;

5 – Considera-se a si mesmo como recurso;

6 – Correspondendo às expressões do grupo, na aula, aceita, ao mesmo tempo, o conteúdo intelectual e as atitudes emotivas, e se esforça por dar a cada aspecto a mesma importância que lhe é dada pelo grupo ou pelo indivíduo;

7 – O facilitador torna-se, progressivamente, um aprendiz dentro do grupo exprimindo suas opiniões como as de um entre outro;

8 – Compartilha sentimentos e idéias, sem impor nem exigir, como uma participação pessoal que os alunos possam acolher ou recusar;

9 – Fica atento às expressões de sentimentos profundos ou fortes;

10 – Reconhece e aceita suas próprias limitações.

FONTE: ROGERS, Carl – Liberdade para Aprender

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